A Mídia EcoNós é uma iniciativa de jornalismo independente com foco na ampliação do acesso à informação em comunidades com pouca ou nenhuma cobertura jornalística, na promoção da educação socioambiental e no combate à desinformação.
A EcoNós atua no litoral do Piauí, que engloba quatro cidades: Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande.
A EcoNós nasceu por iniciativa das jornalistas Carolina Simiema e Viviana Braga. Carolina é goiana, mas escolheu o vilarejo de Barra Grande para morar. Viviana, que é piauiense, também reside no litoral, na praia de Macapá.
O projeto surgiu a partir da observação das jornalistas sobre a necessidade de ampliar a cobertura jornalística na região do litoral do Piauí, com foco, principalmente, em questões ambientais e no combate à desinformação. Apenas uma (Parnaíba), das quatro cidades que fazem parte da costa litorânea, possui veículos de mídia e cobertura jornalística, todas as demais (Cajueiro da Praia, Luís Correia e Ilha Grande) são consideradas desertos de notícia, ou seja, locais sem qualquer veículo de comunicação atuando, segundo o Atlas da Notícia.
Esses locais com pouca oferta de informação se tornam consideravelmente vulneráveis à desinformação, e a população se torna refém apenas da grande mídia, que nem sempre está voltada aos interesses dessas comunidades. O resultado é um grande prejuízo no acesso a conteúdos de qualidade, que, sobretudo, esclareçam temáticas que estão diretamente relacionadas ao modo de viver da comunidade.
O foco no jornalismo socioambiental se deu a partir do entendimento de que as comunidades, principalmente por se tratar de uma região litorânea, que por si só já enfrenta uma série de problemas socioambientais -, carecem de compreensão mais aprofundada sobre a relação delas com o meio ambiente e com todas as temáticas transversais: clima, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, transição energética, conflitos agrários, lixo, água, entre outros.
A partir dessa observação e do interesse em levar o letramento socioambiental para essa população, surge, em março de 2024, a Mídia EcoNós.
Preencher as lacunas de informação nas e para as cidades costeiras do Piauí;
Produzir reportagens com foco na identificação e solução dos problemas locais;
Produzir notícias com foco em acontecimentos regionais e nacionais, como forma de letrar e informar a comunidade;
Usar dados locais como fonte para produzir conteúdos e a partir da perspectiva dos moradores;
Usar dados globais como gancho para pautar problemáticas locais;
Atuar hiperlocalmente para gerar impacto global;
Checar as informações institucionais do poder municipal;
Proporcionar um espaço de escuta e fala com moradores;
Estimular a criação de políticas públicas municipais e projetos de impacto socioambiental por meio da comunidade;
Despertar o engajamento cidadão e gerar impacto socioambiental;
Promover acesso à informação sobre questões socioambientais e combater a desinformação em comunidades vulneráveis, com pouca ou nenhuma cobertura jornalística, na região costeira do Piauí.
Ser uma iniciativa que contribui para o letramento socioambiental das comunidades, a partir da produção de conteúdo jornalístico, independente e educativo de qualidade, ampliando o acesso à informação e estimulando o envolvimento da população em seus próprios territórios.