Em Parnaíba, encontro discute ações para fortalecer a pesca no litoral do PI
Evento aconteceu na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e contou com a participação de representantes do governo, empresários e acadêmicos.
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou um encontro em Parnaíba para discutir o desenvolvimento de projetos para a cadeia produtiva da pesca no litoral do Piauí. O evento, que aconteceu na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), contou com a participação de representantes do governo, empresários e acadêmicos. Durante os dois dias, foram abordadas temáticas relacionadas à pesca e aquicultura, com sugestões para fortalecer o setor. A secretária Rejane Tavares destacou a importância do diálogo para promover a inclusão produtiva dos pescadores e marisqueiras da região.
“Tudo isso vai gerar informações mais precisas para que as propostas que possam ser elaboradas tenham de fato o efeito de inclusão produtiva dessa população, de pescadores artesanais, de marisqueiras, dos ribeirinhos, e que permita também que essa população tenha outras alternativas, inclusive de geração de renda”, apontou.
O encontro foi estruturado em três momentos principais. Pela manhã, foi abordado o panorama atual da pesca e da aquicultura na região. Em seguida, os participantes foram organizados em dois grupos para discutir temas específicos e propor ações estratégicas para o setor. No encerramento, os grupos apresentaram seus relatórios, debatendo as possibilidades e alinhando estratégias para fortalecer o apoio aos produtores locais.
Além das discussões, foram realizadas visitas técnicas ao Porto de Luís Correia, que está previsto para começar a operar em 2025. Essas iniciativas visam aumentar a competitividade e sustentabilidade do setor pesqueiro na região.