Compartilhe nas mídias sociais

Luz artificial é causa da morte de quase 50 filhotes de tartarugas na praia Peito de Moça
O ideal é utilizar luzes amarelas direcionadas para baixo. Foto: Instituto Tartarugas do Delta.

Luz artificial é causa da morte de quase 50 filhotes de tartarugas na praia Peito de Moça

Luzes intensas desorientam os filhotes, que saem no sentido contrário do mar e morrem desidratados, explica especialista.

Por: Carolina Simiema 07 abr 2025, 19:20

Quarenta e oito filhotes de tartarugas foram encontrados mortos na praia de Peito de Moça, em Luís Correia, na última segunda-feira, 31 de março. A causa provável da morte dos animais é a intensidade das luzes artificiais na orla da praia, que vem dos postes e barracas de praia, segundo a vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta, Werlanne Mendes.

“Como a luz é muito forte, elas se deslocam seguindo a luminosidade, e acabam indo ao contrário da praia. Isso faz com que esses filhotes morram desidratados, pela falta de água”, explica a especialista.

O ideal, de acordo com Werlanne, é que a iluminação seja feita, ao menos, com luzes amarelas ou âmbar de baixa intensidade e direcionadas para o chão: “As tartarugas se orientam pela luz natural após o nascimento, é assim que elas vão para o mar. Quando existem luzes artificiais, esses filhotes de tartarugas ficam desorientados”, explica. 

Litoral do Piauí é berçário para três das cinco espécies de tartarugas no Brasil

Berçário de tartarugas marinhas

O litoral do Piauí é considerado um berçário de tartarugas marinhas. Ao todo são três espécies que chegam até as praias piauienses para reproduzir. Até fevereiro deste ano, 81 ninhos de tartarugas marinhas foram registrados em praias do litoral do Piauí, conforme o Instituto Tartarugas do Delta, que monitora os animais. 107 fêmeas já receberam marcação nas praias do Coqueiro e Arrombado, no município de Luís Correia, e da Pedra do Sal, em Parnaíba.

Por ser uma região específica de nascimento de filhotes e, ao mesmo tempo, uma região turística, Werlane fala sobre os cuidados que turistas devem ter ao frequentar as praias piauienses: “Além das luzes, não andar de carro e não jogar lixo nas praias é essencial”. 

Ao encontrar tartarugas ou rastros na praia, os turistas devem fazer contato com o Instituto Tartarugas do Delta pelo número (86) 99975 5380.

 

Carolina Simiema

Jornalista, fundadora e diretora-executiva da EcoNós. Acredita no poder da comunicação para mobilizar comunidades e influenciar políticas públicas.

Deixe um comentário

Você também vai gostar de ler

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos de qualidade em primeira mão